A EXPERIÊNCIA DOCENTE DE MONITORES SOBRE O OFICIO DE PROFESSORES NA PRISÃO
Resumo
O presente artigo é resultado de pesquisa de mestrado realizada com o objetivo de identificar e compreender como os monitores que atuam como professores na prisão significam a experiência docente, frente às particularidades do contexto e da condição de homens aprisionados em que se encontram. A pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou como recursos metodológicos a observação do espaço escolar registrada em diários de campo, as conversas informais e as entrevistas com seis monitores de uma unidade prisional do interior do estado de São Paulo. O estudo evidencia que o oficio da docência entre as grades proporciona melhoria da autoestima e sentido à vida no presente, contribui com o cumprimento e redução da pena e para a reinserção ao convívio social quando adquirir liberdade.
Palavras-chave: Docência na prisão. Monitores – Professores. Educação de Jovens e Adultos na prisão.
Palavras-chave: Docência na prisão. Monitores – Professores. Educação de Jovens e Adultos na prisão.
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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) DOI: 10.12957/teias