LEITURAS NA (CON)FORMAÇÃO DA INFÂNCIA: UM ESTUDO DE LEITURA MANUSCRITA (1901-1955)

Estela Natalina Mantovani Bertoletti

Resumo


Neste estudo, objetivou-se inventariar os textos do livro Leitura Manuscripta - lições colligidas, caracterizando autores, natureza e função, de modo a depreender o projeto de formação nele circunscrito, uma vez que se trata de um modelo singular de livro de leitura: o de leitura de diferentes caligrafias. Desse modo, pode-se afirmar que o livro supre uma necessidade social de seu tempo, oferecendo-se como material de leitura mais sofisticado e de acordo com os preceitos e urgências escolares. Para isso, os autores trasladados são modernos e renomados, tornando o livro de leitura um material de qualidade; os textos são de natureza informativa e ficcional, levando diversidade ao ensino da leitura e exercem função pedagógica e recreativa na formação e conformação da infância brasileira.

Palavras-chave


livro de leitura; formação; infância; literatura infantil

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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