DESAFIOS NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES PARA O USO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS COM A DEFICIÊNCIA VISUAL

Autores

  • FÁTIMA REGINA PRETI Supervisora efetiva da rede pública do estado de São Paulo.
  • Raquel Rosan Christino Gitahy UEMS/UNOESTE
  • CARMEN LÚCIA DIAS UNOESTE
  • Sandra Fogaça Rosa Ribeiro UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS

Resumo

O presente estudo tem como objetivo geral compreender a concepção dos professores em uma escola da rede pública da cidade de Araçatuba-SP, sobre o conhecimento e o savoir-faire relativo às Tecnologias Assistivas (TA), em ambiente computacional, para o deficiente visual. A metodologia é de natureza empírica e de caráter qualiquantitativo, utilizando a entrevista semiestruturada com 22 sujeitos. A análise usou o Discurso do Sujeito Coletivo e os resultados indicam, que a dificuldade maior em utilizar as TA em ambiente computacional se dá por fatores relacionados a crenças e valores que ora tendem para concepções ao modo como a deficiência é entendida, ora pela resistência a transformações nas práticas pedagógicas relacionadas ao uso das Tecnologias Assistivas em ambiente computacional

Biografia do Autor

FÁTIMA REGINA PRETI, Supervisora efetiva da rede pública do estado de São Paulo.

Mestre em Educação, Matemática, Pedagoga. Supervisora efetiva da rede pública do estado de São Paulo.

Raquel Rosan Christino Gitahy, UEMS/UNOESTE

Doutora em Educação. Pedagoga. Bacharel em Direito. Docente da UEMS e da UNOESTE

CARMEN LÚCIA DIAS, UNOESTE

DOUTORA EM EDUCAÇÃO PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA; DOCENTE DO PROGRAMA DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA

Sandra Fogaça Rosa Ribeiro, UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS

Psicóloga, doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP (2011). Orientadora e Coordenadora de pesquisas financiadas pelo CNPQ/FUNDECT/PPSUS. Professora adjunta da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) na Faculdade de Ciências Humanas, no curso de Psicologia.

Downloads

Publicado

16-12-2014

Como Citar

PRETI, F. R., Gitahy, R. R. C., DIAS, C. L., & Ribeiro, S. F. R. (2014). DESAFIOS NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES PARA O USO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS COM A DEFICIÊNCIA VISUAL. Revista Teias, 15(39), 174–186. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24488

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua