AVLIANDO AS ESCOLAS NA ITÁLIA: A VOZ DOS ALUNOS – EFICAZ OU SOLIDÁRIA?

Autores

  • Valentina Grion University of Padova
  • Paula Almeida de Castro Universidade Estadual da Paraíba

Resumo

A avaliação das escolas por meio de testes de desempenho é uma prática comum utilizada atualmente na maioria dos países. No entanto, muitos pesquisadores da área da educação assumem uma posição crítica em relação a este sistema de avaliação, apontando suas limitações. Este é especificamente o caso da Itália, onde, até agora só tivemos uma avaliação externa que tenha agregado valor utilizando-se de testes de desempenho. A fim de investigarmos outras maneiras para avaliarmos as escolas, realizamos um trabalho empírico com o intuito de verificar a possibilidade de estabelecermos um conjunto de indicadores avaliativos, com base em alusões ao que seria "uma boa escola", sob o ponto de vista dos alunos italianos. Os resultados evidenciam que a idéia dos alunos sobre qualidade está mais próxima de um modelo de "escolas solidárias", como proposto por J. Gray et al. (2011), do que a uma "escola com orientação acadêmica". Sob essa ótica, propomos uma discussão.

Biografia do Autor

Valentina Grion, University of Padova

Department of Philosophy, Sociology, Education & Applied Psychology

Paula Almeida de Castro, Universidade Estadual da Paraíba

Departamento de Educação

Publicado

03-11-2014

Como Citar

Grion, V., & Castro, P. A. de. (2014). AVLIANDO AS ESCOLAS NA ITÁLIA: A VOZ DOS ALUNOS – EFICAZ OU SOLIDÁRIA?. Revista Teias, 15(38), 188–202. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24475