CONSTRUINDO UM CORPUS DE PESQUISA: FRAGMENTOS METODOLÓGICOS DA PESQUISA QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO

Autores

  • Cristiano Guedes Pinheiro Universidade Federal de Pelotas
  • Denise Marcos Bussoletti Universidade Federal de Pelotas

Resumo

Este artigo resulta das reflexões metodológicas realizadas através do grupo de pesquisa “Narrativas Cotidianas: Identidade, Representação e Cultura”. Trata-se da proposta de construção de um corpus para a pesquisa qualitativa nos contornos de uma abordagem crítico-reflexiva em educação. Apresenta fragmentos de um estudo como parte ilustrativa desse processo. O texto é organizado em duas seções específicas: na primeira aborda aspectos referentes ao método envolvendo a descrição de procedimentos e na segunda seção esboça aspectos relevantes para uma abordagem critico-reflexiva em educação. Conclui na perspectiva da defesa de uma dupla função metodológica: o rigor e a desestabilidade que a reflexividade metodológica comportam.

Downloads

Publicado

06-11-2014

Como Citar

Pinheiro, C. G., & Bussoletti, D. M. (2014). CONSTRUINDO UM CORPUS DE PESQUISA: FRAGMENTOS METODOLÓGICOS DA PESQUISA QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO. Revista Teias, 15(38), 170–187. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24474