POLÍTICA CURRICULAR E RELAÇÕES RACIAIS NO BRASIL: ENTRE TEXTOS E DISCURSOS

Autores

  • Raquel Amorim Santos Universidade Federal do Pará (UFPA)

Resumo

Este estudo analisa os discursos da política curricular sobre as relações “raciais”. O referencial teórico parte do conceito de Política Curricular abalizado pelas teorizações de Ball et al (1992); para os estudos acerca das Relações “Raciais” partimos das formulações teóricas de Guimarães (1999, 2002, 2008) e Coelho (2009). Utilizamos a pesquisa qualitativa. Os instrumentos de coleta de dados foram documentos escritos. Infere-se que a política curricular se apresenta em inter-relações entre múltiplos contextos no ciclo de políticas. Apesar do caráter contínuo e não hierarquizado das políticas, da articulação macro e micropolíticas avançarem em relação às abordagens estadocêntricas (LOPES; MACEDO, 2011) e do processo de recontextualização política que ocorre nas escolas, os discursos sobre as relações “raciais” são ocultados, o que ajuda a atribuir a realidade social a disseminação e ratificação do racismo e discriminação nos diferentes contextos que compõe a política de currículo. Palavras chave: Política Curricular. Relações “Raciais”. Educação Básica

Biografia do Autor

Raquel Amorim Santos, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará (ICED/UFPA). Mestrado em Educação. Técnica em Educação e Professora da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (GERA/ICED/UFPA).

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Publicado

30-09-2014

Como Citar

Santos, R. A. (2014). POLÍTICA CURRICULAR E RELAÇÕES RACIAIS NO BRASIL: ENTRE TEXTOS E DISCURSOS. Revista Teias, 15(38), 122–146. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24471