HOMMES DE LETTRES E A HOMOSSEXUALIDADE: DISCURSOS E PEDAGOGIAS NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX

Autores

  • Marcio Rodrigo Vale Caetano Instituto de Educação - Universidade Federal do Rio Grande
  • Dinah Quesada Beck Instituto de Educação- Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Resumo

Vários são os discursos sobre o processo civilizatório do Brasil da primeira metade do século XX que centralizam suas análises a partir do cruzamento de dois eixos: o comportamento sexual do brasileiro e a educação. Interrogando esses discursos, buscamos analisar a produção discursiva científica sobre homossexualidade e as pedagogias de formação do modelo brasileiro de cidadão. Ao nos focalizarmos nesse contexto histórico, concluímos que aos cientistas couberam as estratégias de produção do corpo social “sadio”, enquanto que à escola coube a prevenção e o controle da homossexualidade. Ambos tinham como tarefa a promoção de doutrinas comportamentais aos cidadãos preconizados pelos desejos do Brasil republicano e positivista.

Biografia do Autor

Marcio Rodrigo Vale Caetano, Instituto de Educação - Universidade Federal do Rio Grande

Líder do Laboratório Nós do Sul de Estudos e Pesquisas sobre Currículo, graduado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com mestrado e doutorado em educação pela Universidade Federal Fluminense. Como parte dos estudos de pós-graduação, realizou estágio sanduíche com as profas. Gloria Careaga e Norma Brazquez Graf no Programa de Estudios Feministas do Centro de Investigaciones Interdisciplinarias en Ciencias y Humanidades da Universidad Nacional Autónoma de México (CEIICH- UNAM). Paralelo ao magistério, atuou em organizações de direitos humanos coordenando projetos de pesquisas e de formação continuada com docentes, profissionais da saúde, gestores públicos e ativistas dos movimentos sociais LGBT e Aids. Professor de Políticas Públicas da Educação no Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande- FURG, também orienta investigações desenvolvidas nos Programas de Pós-graduação em Educação e em História. Dentre os temas de interesse e pesquisa estão: 1. gênero, sexualidade e educação 2. políticas públicas 3. desigualdades e marcadores sociais das diferenças 4. teorias feministas e queer 6. educação e currículo. Entre 2013 e 2014, ocupará a primeira secretaria executiva da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura ABEH e a suplência no Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de LGBT da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

Dinah Quesada Beck, Instituto de Educação- Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2012), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas - UFPEL (2003) e Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2000). Professora Adjunto I do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Professora Pesquisadora do GEERGE/CNPq/UFRGS - Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero e do Laboratório Nós do Sul de Estudos e Pesquisas sobre Currículo. Atou como professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Colégio Marista Rosário em Porto Alegre e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cidade do Rio Grande - Caic em Rio Grande. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, currículo, infância, consumo, gênero e sexualidade.

Downloads

Publicado

16-10-2014

Como Citar

Caetano, M. R. V., & Beck, D. Q. (2014). HOMMES DE LETTRES E A HOMOSSEXUALIDADE: DISCURSOS E PEDAGOGIAS NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX. Revista Teias, 15(38), 75–90. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24468