FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO SEXUAL: O CONHECIMENTO PSICANALÍTICO NA PREVENÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DA VIOLÊNCIA E ABUSO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA
Resumo
O artigo refere-se a uma pesquisa inicial do programa de mestrado em Educação, parte de uma revisão bibliográfica, consultas a documentos e produções acadêmicas advindas dos cursos de pós-graduação em Educação nas universidades públicas do país que tematizam a violência sexual, suas articulações com a escola e a formação dos professores para lidar com a violência sexual no âmbito escolar. Buscou desvelar as contribuições da psicanálise para o trabalho dos professores em seu cotidiano em sala de aula, no sentido de perceberem e lidarem com a violência sexual apresentada pelos alunos, tanto na forma física quanto na psicológica e realizarem um trabalho de educação sexual que contribua para a prevenção da violência sexual em crianças e adolescentes.
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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) DOI: 10.12957/teias