FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO SEXUAL: O CONHECIMENTO PSICANALÍTICO NA PREVENÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DA VIOLÊNCIA E ABUSO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA

Autores

  • Giseli Monteiro Gagliotto UNIOESTE
  • Ana Carla Vagliati UNIOESTE

Resumo

O artigo refere-se a uma pesquisa inicial do programa de mestrado em Educação, parte de uma revisão bibliográfica, consultas a documentos e produções acadêmicas advindas dos cursos de pós-graduação em Educação nas universidades públicas do país que tematizam a violência sexual, suas articulações com a escola e a formação dos professores para lidar com a violência sexual no âmbito escolar. Buscou desvelar as contribuições da psicanálise para o trabalho dos professores em seu cotidiano em sala de aula, no sentido de perceberem e lidarem com a violência sexual apresentada pelos alunos, tanto na forma física quanto na psicológica e realizarem um trabalho de educação sexual que contribua para a prevenção da violência sexual em crianças e adolescentes.

Biografia do Autor

Giseli Monteiro Gagliotto, UNIOESTE

Giseli Monteiro Gagliotto é Doutora em Educação pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas - SP, desde de 2009. Concluiu o Mestrado em Psicologia na UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina - Florianópolis - SC no ano de 2000. Graduou-se em Psicologia na UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina - Florianópolis - SC no ano de 1997 e em Pedagogia na UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina em 1994. É Professora Adjunta do Colegiado de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Tem experiência na área da Educação e Psicologia, com ênfase em Psicologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicanálise, Educação, Infância, Sexualidade, Educação Sexual e Formação de Professores. É líder do Laboratório e Grupo de Estudos e Pesquisas: "Educação e Sociedade" - GEDUS coordenando as linha de pesquisas intituladas "Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais sobre Infância, Sexualidade e Educação Sexual e sua importância para a formação docente.

Ana Carla Vagliati, UNIOESTE

Graduada em 2011 no curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (Campus de Francisco Beltrão/PR). Durante a graduação atuou como Bolsista de Extensão do Projeto Apoio às Licenciaturas no Sudoeste do Paraná - cultura e etnia. Atualmente é mestranda pelo programa de Pós Graduação Mestrado em Educação - (UNIOESTE) - Francisco Beltrão, integrante do Grupo de Estudos Educação e Sociedade - GEDUS e atua como Bolsista Recém-Formada no Projeto de Extensão Laboratório de Educação Sexual Adolescer. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Educação Infantil.

Downloads

Publicado

26-09-2014

Como Citar

Gagliotto, G. M., & Vagliati, A. C. (2014). FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO SEXUAL: O CONHECIMENTO PSICANALÍTICO NA PREVENÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DA VIOLÊNCIA E ABUSO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA. Revista Teias, 15(37), 168–177. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24428