ARTES DE FAZER UMA PESQUISA NO/DO/COM O COTIDIANO ESCOLAR

Autores

  • Cristiane Elvira de Assis Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora

Resumo

Este artigo apresenta as artes de fazer (CERTEAU, 2008) uma pesquisa no/do/com o cotidiano de uma escola de educação em tempo integral no município de Juiz de Fora/MG. Utilizei a pesquisa no/do/com o cotidiano como perspectiva teórico-político-epistemológico-metodológica (OLIVEIRA; SGARBI, 2008). Na tessitura da pesquisa dois movimentos constituíram-na: o mergulho (ALVES, 2008) no cotidiano escolar e as cirandas de conversa com professoras da Educação Infantil. Posso dizer que esta pesquisa se materializou na conversa com essas professoras, com as quais uma rede de conhecimentos a respeito de indícios de temporalidades na/da escola de educação em tempo integral, temporalidades no currículo, temporalidades de crianças do segundo período da Educação Infantil foi sendo tecida.

Biografia do Autor

Cristiane Elvira de Assis Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre em Educação e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atualmente é professora da Educação Infantil na rede de ensino da Prefeitura de Ewbank da Câmara/MG, é Agente de Suporte Acadêmico no Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Faculdade de Educação (FACED/UFJF), é tutora no curso de Pedagogia da UAB/UFJF, participa no projeto de pesquisa e extensão Temporalidades no/do cotidiano escolar, orientado pela Profª. Drª. Luciana Pacheco Marques. É membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Diversidade (NEPED/FACED/UFJF). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em estudos sobre cotidiano escolar, educação infantil, tempo, educação e diversidade.

Downloads

Publicado

04-09-2014

Como Citar

Oliveira, C. E. de A. (2014). ARTES DE FAZER UMA PESQUISA NO/DO/COM O COTIDIANO ESCOLAR. Revista Teias, 15(37), 82–101. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24422