O CURSO MAGISTRAL: NATUREZA E ILUSÕES
Resumo
O objeto da conferência é simples: trata-se de uma tentativa para compreender a natureza e as vicissitudes do curso magistral. Mas, em vez de esboçar seu histórico, meu objetivo consiste em apreender sua utilização na atualidade e seu grau de eficácia. Nesse sentido, vou empenhar-me em responder a estas duas perguntas: que lugar é reservado, hoje em dia, ao curso magistral? E quais são os princípios que lhe servem de suporte? É óbvio que, por não conhecer suficientemente a situação no Brasil, vou me posicionar unicamente do ponto de vista do funcionamento da escola na França; no entanto, acalento a expectativa de que minha apresentação venha a interagir com vocês em função da posição e, inclusive, das convicções de cada um no plano educacional.
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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) DOI: 10.12957/teias