EXAMES DE ADMISSÃO, EXAMES FINAIS: VIGILÂNCIA PARA O EXERCÍCIO DA PROFISSÃO DOCENTE (1897-1911)
Resumo
O artigo apresentado tem em vista colaborar com a história da formação docente pela Escola Normal. A instituição analisada foi a de Niterói e seu investimento na formação de professores na Primeira República. Considerada pelos presidentes de Estado como medida salvadora da nação, a Escola fazia uma triagem dos candidatos a normalistas pelos exames de admissão e, ainda, para assegurar a formação de seus alunos fazia com que eles passassem por exames finais a fim de que conquistassem suas certificações. Mais do que propriamente medir o conhecimento dos normalistas, os exames faziam parte da cultura da Escola Normal de Niterói como um dispositivo de poder capaz de colocar os futuros professores sob vigilância.
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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) DOI: 10.12957/teias