EXAMES DE ADMISSÃO, EXAMES FINAIS: VIGILÂNCIA PARA O EXERCÍCIO DA PROFISSÃO DOCENTE (1897-1911)

Autores

  • Ariadne Lopes Ecar Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Fundação Biblioteca Nacional

Resumo

O artigo apresentado tem em vista colaborar com a história da formação docente pela Escola Normal. A instituição analisada foi a de Niterói e seu investimento na formação de professores na Primeira República. Considerada pelos presidentes de Estado como medida salvadora da nação, a Escola fazia uma triagem dos candidatos a normalistas pelos exames de admissão e, ainda, para assegurar a formação de seus alunos fazia com que eles passassem por exames finais a fim de que conquistassem suas certificações. Mais do que propriamente medir o conhecimento dos normalistas, os exames faziam parte da cultura da Escola Normal de Niterói como um dispositivo de poder capaz de colocar os futuros professores sob vigilância.

Biografia do Autor

Ariadne Lopes Ecar, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Fundação Biblioteca Nacional

Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Bolsista do Plano Nacional de Apoio à Pesquisa da Fundação Biblioteca Nacional. Participa do NEPHE - Núcleo de Ensino e Pesquisa em História da Educação - coordenado pelo professor José Gonçalves Gondra. Participa do Grupo de Estudos em História Social da Educação (vinculado ao GRUPHESP) coordenado pela professora Alessandra Schueler. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense tendo cursado a pós-graduação Lato Sensu "Profissionais da escola e práticas curriculares" na mesma Universidade. Possui experiência na área de Educação tendo trabalhado com Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Atualmente trabalha como professora substituta na Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com as disciplinas História da Educação Brasileira, História dos Processos de Escolarização, História da Profissão Docente e Pesquisa e Práticas Pedagógicas. Já pesquisou sobre o Curso de Pedagogia e formação de professores, atualmente continua seus estudos na área de formação docente direcionando-se para a Escola Normal em Niterói na Primeira República.

Downloads

Publicado

07-04-2014

Como Citar

Ecar, A. L. (2014). EXAMES DE ADMISSÃO, EXAMES FINAIS: VIGILÂNCIA PARA O EXERCÍCIO DA PROFISSÃO DOCENTE (1897-1911). Revista Teias, 15(35), 173–189. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24410