O MOBRAL E AS VOZES DOS SUJEITOS SERTANEJOS, APÓS QUATRO DÉCADAS

Autores

  • Jailson Costa da Silva Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) – Linha de pesquisa: História e Política da Educação – Grupo: Teorias e Práticas em Educação de Jovens e Adultos.
  • Marinaide Lima de Queiroz Freitas Pós-Doutorado em Educação – área: Formação Docente – pela faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Portugal). Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Professora do Centro de Educação (CEDU-UFAL).

Resumo

Este trabalho teve como objetivo situar, após quatro décadas, os impactos/contribuições do MOBRAL na formação dos alunos e alunas no sertão alagoano. Partiu da seguinte problematização: Quais foram os impactos/contribuições das ações de alfabetização implementadas pelo MOBRAL para os ex-alfabetizandos do Município de Santana do Ipanema /AL, no período de 1970-1985?. Fundamentou-se nos estudos de: Castro (1983), Certeau (2011), Ramos (2007), Jannuzzi (1987), Paiva (2003), Fávero e Freitas (2011), entre outros. Efetivou-se por meio de uma abordagem qualitativa, apoiada nos pressupostos da História Oral, tendo como base os estudos de Bosi (1994), Portelli (2010) e Thompson (1992). As análises realizadas, no corpus, a partir das vozes dos sujeitos ex-alunos apontaram a existência de uma relevância significativa das ações alfabetizadoras do MOBRAL na vida dos sertanejos, independentemente de terem ou não continuado os estudos, uma vez que todos os sujeitos entrevistados reconhecem o referido Movimento como a única oportunidade de alfabetização de jovens, adultos e idosos sertanejos em um contexto histórico marcado pela negação de direitos.

Biografia do Autor

Jailson Costa da Silva, Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) – Linha de pesquisa: História e Política da Educação – Grupo: Teorias e Práticas em Educação de Jovens e Adultos.

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) – Linha de pesquisa: História e Política da Educação – Grupo: Teorias e Práticas em Educação de Jovens e Adultos

Downloads

Publicado

03-04-2014

Como Citar

Silva, J. C. da, & Freitas, M. L. de Q. (2014). O MOBRAL E AS VOZES DOS SUJEITOS SERTANEJOS, APÓS QUATRO DÉCADAS. Revista Teias, 15(35), 132–147. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24407