O espaço da dança na/da escola: espetáculo ou educação?

Autores

  • Carla Oliveira Santos Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA
  • Marcelo Paraíso Alves Centro Universitário de Volta Redonda- UniFOA
  • Oséias Raimundo Oliveira Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

Resumo

O presente trabalho busca como centralidade os aspectos relacionados à dança e as suas possibilidades de manifestação no cotidiano escolar, mais especificamente, no debate relacionado a dança como uma forma de espetáculo, onde é concebida como um fim e na dança concebida como um processo educativo já que o movimento é um meio de educação. Diante das concepções de dança que foram encontradas, alguns questionamentos foram surgindo e nos movimentando durante o percurso de produção do referido trabalho: A dança é um conteúdo possível de ser utilizado na escola? De que maneira a dança poderia contribuir com a do saber escolástico? Busca-se então compreender as tendências e as concepções do ensino da dança presentes na literatura específica de Educação Física Escolar dos últimos vinte anos.

Downloads

Publicado

28-07-2014

Como Citar

Santos, C. O., Alves, M. P., & Oliveira, O. R. (2014). O espaço da dança na/da escola: espetáculo ou educação?. Revista Teias, 15(36), 12. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24394

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua