CÂNDIDO, PANGLOSS E MARTIM: OTIMISMO E MANIQUEÍSMO A RESPEITO DOS 10 ANOS DE ENSINO RELIGIOSO NO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Stela Caputo Universidade do Estado do Rio de Janeiro [UERJ]
  • Pedro Castanheira de Freitas Uerj
  • Luciana Helena Monsores Uerj
  • Cristiano Sant’Anna de Medeiros

Resumo

Este artigo faz uma reflexão sobre os 10 anos de Ensino Religioso no Rio de Janeiro (ER), sem, contudo, pretender fazer um balanço do tema. Aborda a discriminação sofrida por crianças e adolescentes praticantes de religiões afrodescendentes, bem como por alunos que se denominam ateus. Avalia alguns espaços de formação de professores de ER, em especial, o X Fórum de Ensino Religioso, ocorrido em março de 2014. Problematiza a distribuição do Manual de Bioética e seu conteúdo discriminador para os professores de Ensino Religioso pela Secretaria de Educação. Utiliza o romance "Cândido", de Voltaire, como inspiração e alegoria no percurso do texto. Palavras-chave: Ensino Religioso, laicidade, Educação Pública, discriminações

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Publicado

31-07-2014

Como Citar

Caputo, S., de Freitas, P. C., Monsores, L. H., & de Medeiros, C. S. (2014). CÂNDIDO, PANGLOSS E MARTIM: OTIMISMO E MANIQUEÍSMO A RESPEITO DOS 10 ANOS DE ENSINO RELIGIOSO NO RIO DE JANEIRO. Revista Teias, 15(36), 15. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24386