Conhecimento, escolarização, currículo e a vontade de ‘endireitar’ a sociedade através da educação

Vanessa Oliveira Andreotti

Resumo


Resumo

Nesse artigo, eu apresento, sem nenhum remorso, quatro narrativas visuais que levantam inúmeras questões sobre educação sem oferecer nenhuma resposta imediata. Minha intenção é enfatizar o que está em jogo em nosso esforço coletivo de levar a educação para além de disposições históricas que cultivam formas de relações nocivas e insustentáveis e que limitam nossas possibilidades atuais de imaginação e de ação. O enfoque deste artigo é a urgência de posicionar a educação de uma forma que permita a pluralização de relações sociais no presente com o intuito de pluralizar as possibilidades de futuros coletivos (Nandy 2000) que possam viabilizar relações de alteridade não-coercisas, especialmente em relação àqueles que têm sido excluídos do imaginário humanista ocidental (Gandhi 1998, 39).

Palavras-chave: modernidade, conhecimento, humanidade, justiça

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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