Conhecimento, escolarização, currículo e a vontade de ‘endireitar’ a sociedade através da educação
Resumo
Resumo
Nesse artigo, eu apresento, sem nenhum remorso, quatro narrativas visuais que levantam inúmeras questões sobre educação sem oferecer nenhuma resposta imediata. Minha intenção é enfatizar o que está em jogo em nosso esforço coletivo de levar a educação para além de disposições históricas que cultivam formas de relações nocivas e insustentáveis e que limitam nossas possibilidades atuais de imaginação e de ação. O enfoque deste artigo é a urgência de posicionar a educação de uma forma que permita a pluralização de relações sociais no presente com o intuito de pluralizar as possibilidades de futuros coletivos (Nandy 2000) que possam viabilizar relações de alteridade não-coercisas, especialmente em relação àqueles que têm sido excluídos do imaginário humanista ocidental (Gandhi 1998, 39).
Palavras-chave: modernidade, conhecimento, humanidade, justiça
Nesse artigo, eu apresento, sem nenhum remorso, quatro narrativas visuais que levantam inúmeras questões sobre educação sem oferecer nenhuma resposta imediata. Minha intenção é enfatizar o que está em jogo em nosso esforço coletivo de levar a educação para além de disposições históricas que cultivam formas de relações nocivas e insustentáveis e que limitam nossas possibilidades atuais de imaginação e de ação. O enfoque deste artigo é a urgência de posicionar a educação de uma forma que permita a pluralização de relações sociais no presente com o intuito de pluralizar as possibilidades de futuros coletivos (Nandy 2000) que possam viabilizar relações de alteridade não-coercisas, especialmente em relação àqueles que têm sido excluídos do imaginário humanista ocidental (Gandhi 1998, 39).
Palavras-chave: modernidade, conhecimento, humanidade, justiça
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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) DOI: 10.12957/teias