AÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES EM ESCOLAS RIBEIRINHAS DA AMAZÔNIA

Acyr de Gerone Junior, Salomão Antonio Mufarrej Hage

Resumo


RESUMO
O artigo analisa a ação pedagógica de professores que atuam em uma escola ribeirinha do município de Igarapé-Miri, no Pará; identificando ações e saberes docentes e suas interfaces com a teoria de Paulo Freire e com a região ribeirinha da Amazônia paraense. O texto foi elaborado a partir de uma dissertação de mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA em 2012, acrescido de reflexões acumuladas pelos autores na pesquisa “A Presença de Paulo Freire na Educação Brasileira: análise de sistemas públicos de ensino, a partir da década de 90”, coordenada pela Cátedra Paulo Freire da PUC de São Paulo. Os procedimentos metodológicos fundamentaram-se na revisão de literatura, no levantamento documental e, em entrevistas com professores do ensino fundamental que atuam nesta escola.

Palavras-chave: ação pedagógica; comunidades ribeirinhas; educação freireana

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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