A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE E SUA RELAÇÃO COM O EMPODERAMENTO: REFLEXÕES A PARTIR DAS AGENTES COMUNITÁRIAS DE SAÚDE

Autores

  • Janine Moreira Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC
  • Heliete Rocha dos Santos Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) / Universidade Aberta do Brasil (UAB)
  • Elisabete Gonçalves Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC
  • Fábio Cossa de Souza
  • Josiane Luzia Scussel
  • Patrícia Vieira Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Resumo

Este artigo traz reflexões sobre a compreensão de agentes comunitários de saúde acerca de sua educação permanente. Pauta-se em uma pesquisa empírica com 70 agentes comunitários das 26 equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) de Criciúma. Compreende-se que a educação permanente pode ser mediação para a prática de uma educação em saúde libertadora, pautada na noção de empoderamento. A formação em saúde tem sido situada em um quadrilátero: ensino, gestão, atenção e controle social. Nele, a presença dos diferentes sujeitos e instituições sociais indica a orientação para as diretrizes e pressupostos do Sistema Único de Saúde e da ESF. No entanto, constata-se que a educação permanente oferecida está pautada em transmissão de informações técnicas, não sendo mediação para o empoderamento.

Biografia do Autor

Janine Moreira, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Professora do Curso de Psicologia e do Mestrado em Educação da Univesidade do Extremo Sul Catarinense

Heliete Rocha dos Santos, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) / Universidade Aberta do Brasil (UAB)

Docente do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) / Universidade Aberta do Brasil (UAB), Florianópolis / SC – Brasil.

Elisabete Gonçalves, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Acadêmica do Curso de Psicologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

Fábio Cossa de Souza

Psicólogo.

Josiane Luzia Scussel

Psicóloga

Patrícia Vieira, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Acadêmica do Curso de Psicologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

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Publicado

13-12-2013

Como Citar

Moreira, J., dos Santos, H. R., Gonçalves, E., de Souza, F. C., Scussel, J. L., & Vieira, P. (2013). A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE E SUA RELAÇÃO COM O EMPODERAMENTO: REFLEXÕES A PARTIR DAS AGENTES COMUNITÁRIAS DE SAÚDE. Revista Teias, 14(34), 28. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24354

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua