A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE E SUA RELAÇÃO COM O EMPODERAMENTO: REFLEXÕES A PARTIR DAS AGENTES COMUNITÁRIAS DE SAÚDE
Resumo
Este artigo traz reflexões sobre a compreensão de agentes comunitários de saúde acerca de sua educação permanente. Pauta-se em uma pesquisa empírica com 70 agentes comunitários das 26 equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) de Criciúma. Compreende-se que a educação permanente pode ser mediação para a prática de uma educação em saúde libertadora, pautada na noção de empoderamento. A formação em saúde tem sido situada em um quadrilátero: ensino, gestão, atenção e controle social. Nele, a presença dos diferentes sujeitos e instituições sociais indica a orientação para as diretrizes e pressupostos do Sistema Único de Saúde e da ESF. No entanto, constata-se que a educação permanente oferecida está pautada em transmissão de informações técnicas, não sendo mediação para o empoderamento.Downloads
Publicado
13-12-2013
Como Citar
Moreira, J., dos Santos, H. R., Gonçalves, E., de Souza, F. C., Scussel, J. L., & Vieira, P. (2013). A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE E SUA RELAÇÃO COM O EMPODERAMENTO: REFLEXÕES A PARTIR DAS AGENTES COMUNITÁRIAS DE SAÚDE. Revista Teias, 14(34), 28. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24354
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.