GEOMETRIA, GEOMETRIZAÇÃO E ARTE AFRO ISLAMICA.

Autores

  • Henrique Cunha Junior Universidade Federal do Ceara

Resumo

Resumo: No campo do ensino das culturas e história africana, estamos realizando trabalhos nas áreas de tecnologia, da matemática e informática. Um dos trabalhos para formação de professores na área de Arte e Matemática foi o desenvolvimento do projeto Afro Arte Matemática. Dentro deste uma das etapas é a introdução de exercícios de geometria com a finalidade de reprodução de painéis islâmicos encontrados na arte africana. Neste artigo apresentamos o desenvolvimento desta etapa em linhas gerais. Utilizamos os motivos geométricos relacionados com o ensino de geometria. Na introdução do tema realizamos explanações com relação aos dados geográficos e históricos. O trabalho aqui apresentado é pretendido como uma contribuição para o desenvolvimento de ideias sobre a aplicação da lei 10639/2003 que introduz o ensino das culturas africanas e afrodescendentes como obrigatório em todas as modalidades de ensino.

Biografia do Autor

Henrique Cunha Junior, Universidade Federal do Ceara

Professor Titular pela Universidade Federal do Ceara, concursado em 1995, Livre docente pela USP- 1993. Doutro em Engenharia pelo INPL- Nancy - Frnaça -1983. Trabalha no programa de posgraduação Brasileira - UFC e no Programa de Engenharia Eletrica. Tem como temas de pesquisa Africanidades e Afrodescendencia (educação) e Planejamento Energetico (Engenharia).

Downloads

Publicado

25-11-2013

Como Citar

Cunha Junior, H. (2013). GEOMETRIA, GEOMETRIZAÇÃO E ARTE AFRO ISLAMICA. Revista Teias, 14(34), 10. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24350