Desenvolvimento profissional de professores e formadores da educação básica: primeiras aproximações

Autores

  • Ana Luzia Videira Parisotto Unesp
  • Renata Portela Rinaldi Unesp

Resumo

Este artigo apresenta dados parciais de uma pesquisa colaborativa, em andamento, realizada em escola de educação básica, que objetiva construir conhecimentos sobre processos de desenvolvimento profissional de professores e formadores no contexto de trabalho; intervir no ambiente da escola de forma a propiciar ações de construção e reconstrução de conhecimentos e, ainda, consolidar um grupo de pesquisa que contemple a participação de todos os sujeitos engajados nesse processo. As primeiras conclusões apontam a importância da valorização do trabalho coletivo e colaborativo, da disponibilidade de condições físicas e de materiais didáticos adequados ao ensino e da gestão democrática que possibilite a participação da comunidade na escola.

Biografia do Autor

Ana Luzia Videira Parisotto, Unesp

FCT - Departamento de Educação

Renata Portela Rinaldi, Unesp

FCT - Departamento de Educação

Downloads

Publicado

16-04-2013

Como Citar

Parisotto, A. L. V., & Rinaldi, R. P. (2013). Desenvolvimento profissional de professores e formadores da educação básica: primeiras aproximações. Revista Teias, 14(31), 23 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24336

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua