CURRÍCULO E ARTE: CONFLUÊNCIAS NIETZSCHE-DELEUZE.

Autores

  • Gilcilene Dias da Costa Universidade Federal do Pará (UFPA).

Resumo

Resumo: Com base na perspectiva estética de Nietzsche e Deleuze, o texto visa relacionar as variáveis currículo e arte interligando a noção de máquina-de-guerra-currículo ao elemento artístico primordial da arte grega, o apolíneo e o dionisíaco. Problematiza o quadro reativo de uma educação (escolar) assentada em modelos educacionais imitativos e sem vida, e com maior força, aposta na ideia da arte como presença trágica na educação. A construção de práticas pedagógicas e curriculares inovadoras que visam relacionar os conceitos da arte e da filosofia da diferença com as teorizações pós-críticas do currículo constitui alguns dos desafios levantados face à ideia de um devir-criança de um currículo inventivo, arteiro, feiticeiro, movido pela alegria da criação do novo em educação. Palavras-chave: Currículo. Arte. Educação.

Biografia do Autor

Gilcilene Dias da Costa, Universidade Federal do Pará (UFPA).

Gilcilene Dias da Costa é professora efetiva da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Universitário do Tocantins/Cametá. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (ICED/UFPA). Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS). Atua como docente e pesquiadora na área de Educação, com ênfase em Curículo, Estudos Culturais em Educação, Filosofia e Linguagem. Atualmente é coordenadora do Projeto de Pesquisa "Linguagem e Educação na Perspectiva Estética de Nietzsche e Deleuze" (PROPESP/UFPA).

Downloads

Publicado

16-04-2013

Como Citar

Costa, G. D. da. (2013). CURRÍCULO E ARTE: CONFLUÊNCIAS NIETZSCHE-DELEUZE. Revista Teias, 14(31), 15 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24333

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua