Relações Raciais e Educação: O estado da arte

Autores

  • Wilma de Nazaré Baía Coelho
  • Rosângela Maria de Nazaré Silva UFPA

Resumo

RESUMO: O presente texto tem por objetivo apresentar questões relacionadas a Relações Raciais e educação, tanto no âmbito acadêmico quanto nos demais, têm sido objeto de um número crescente de publicações e estudos, favorecendo a abertura de espaços para discussões e busca de alternativas para minimizar a discriminação racial e o preconceito nas nossas escolas. O estudo desenvolvido apresenta o “estado da arte” das produções desenvolvidas pelos Cursos de Pós-Graduação em Educação de Universidades Brasileiras, tentando responder que aspectos e dimensões vêm sendo destacados e privilegiados em diferentes épocas e lugares, de que formas e em que condições têm sido produzidas as dissertações de mestrado e teses de doutorado. Palavras-chave: Estado da arte. Mapeamento. Produção Acadêmica.

Biografia do Autor

Rosângela Maria de Nazaré Silva, UFPA

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará – UFPA. Especialização em Gestão Escolar pela Universidade do Estado do Pará – UEPA. Mestre em Educação – Linha de Currículo e Formação de Professores pelo Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará - UFPA. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais - GERA/ICED/UFPA, sob a Coordenação da Profª Drª Wilma de Nazaré Baía Coelho. Atualmente, doutoranda da Linha de Currículo e Formação de Professores – ICED/UFPA

Downloads

Publicado

16-04-2013

Como Citar

Baía Coelho, W. de N., & Silva, R. M. de N. (2013). Relações Raciais e Educação: O estado da arte. Revista Teias, 14(31), 26 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24332

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua