PESQUISA ENQUANTO INTERVENÇÃO, TRADUÇÃO, COMPREENSÃO E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS: nuances da interação verbal pesquisador-pesquisado

Autores

  • Tatiana Cristina Vasconcelos Universidade Estadual da Paraíba

Resumo

A pesquisa, entendida como tudo o que vem antes e depois do campo, com tempos e lugares cujas relações estabelecidas possuem formatos e intenções diferentes, precisa ser problematizada. Assim, buscando conciliar dialogismo e alteridade, partiu-se das contribuições da abordagem sócio-histórica pautada no Materialismo histórico-dialético, no intuito de pensar possibilidades de caminhos e de procedimentos teóricos e metodológicos. Objetivamos neste texto, a partir de um recorte de pesquisa de campo realizada com jovens do ProJovem Trabalhador no município de Patos-Paraíba, discutir o fazer e viver pesquisa, em suas diferentes etapas, enquanto um ato de intervenção, tradução, compreensão e construção na interação verbal estabelecida entre pesquisador-pesquisado. Considera-se, pois, que sempre é momento e tempo de re-aprender e re-significar aspectos da pesquisa, mesmo aqueles naturalizados ou normatizados.

Biografia do Autor

Tatiana Cristina Vasconcelos, Universidade Estadual da Paraíba

Graduada e mestre em Psicologia (UFPB). Doutora em Educação (UERJ). Docente da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Campus VII.

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Publicado

27-03-2013

Como Citar

Vasconcelos, T. C. (2013). PESQUISA ENQUANTO INTERVENÇÃO, TRADUÇÃO, COMPREENSÃO E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS: nuances da interação verbal pesquisador-pesquisado. Revista Teias, 14(31), 21 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24329

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua