DA ARTE DOCÊNCIA E INQUIETAÇÕES CONTEMPORÂNEAS PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Autores

  • Luciana Gruppelli Loponte UFRGS

Resumo

O presente artigo tem como principal objetivo apresentar considerações em torno de uma formação docente aliada às artes, estética, e as inquietações advindas daí, em especial com um foco nas provocações que as artes visuais contemporâneas podem trazer para nossos modos de pensar e problematizar a docência, em qualquer nível de ensino ou área de conhecimento. As discussões levantadas no texto emergem das pesquisas “Arte e estética da formação docente” (concluída em 2010) e “Arte contemporânea e formação estética para a docência” (em andamento). Nestes estudos, atualiza-se a questão sobre a possibilidade de espaços para a arte e a criação na docência, que também passa a significar o indagar-se sobre “os modos de criar espaços para a arte e a criação na formação docente”, assumindo a dimensão estética (ou uma determinada dimensão estética) como fundamental para a formação docente em qualquer área, não apenas em arte. Além de ensaiar possibilidades em torno dessas temáticas, em especial, a partir de pesquisas já realizadas, o artigo pretende contribuir para processos e políticas de formação docente continuada em vários níveis de ensino. Para esta discussão, os principais interlocutores teóricos são os filósofos Michel Foucault e Friederich Nietzsche, além de outros parceiros artísticos e filosóficos que ajudam a dar mais densidade às questões levantadas.

Biografia do Autor

Luciana Gruppelli Loponte, UFRGS

Doutora em Educação, é professora adjunta da Faculdade de Educação da UFRGS. Atua como professora do Programa de Pós-graduação em Educação na linha de pesquisa Ética, alteridade e linguagem na educação e é vinculada ao grupo de pesquisa NEMES (Núcleo de Estudos em Mídia, Educação e Subjetividade) e ao GEPAEC (Grupo de Pesquisa em Arte, Educação e Cultura).

Downloads

Publicado

16-04-2013

Como Citar

Loponte, L. G. (2013). DA ARTE DOCÊNCIA E INQUIETAÇÕES CONTEMPORÂNEAS PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO. Revista Teias, 14(31), 12 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24325