INFÂNCIA, MÍDIA E A EXPERIÊNCIA DA MULTITERRITORIALIDADE

Autores

  • Iara Vieira Guimarães Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

Neste trabalho, procuramos refletir sobre o contexto em vivem as crianças contemporâneas e, a partir dele, os discursos elaborados pela mídia sobre e para elas. As perguntas que direcionam nossa reflexão podem ser assim resumidas: O que significa pensar a infância em uma sociedade organizada em rede, que vivencia a experiência da multiterritorialidade de modo cada vez mais acentuado? Como os artefatos culturais midiáticos produzidos para o público infantil captam essa problemática e constroem discursos sobre o mundo globalizado e os chamados territórios-redes para as crianças? Tomamos a mídia como objeto de investigação e, dentre os inúmeros gêneros e suportes midiáticos, escolhemos estudar os textos jornalísticos da imprensa direcionados ao público infantil. Analisamos como o suplemento semanal Folhinha, publicado pela Folha de São Paulo, jornal de maior circulação no país, explica e ensina às crianças sobre as novas relações estabelecidas entre o lugar e o mundo, sobre o significado de território, sobre o fenômeno da globalização e todas as suas implicações atuais como o encurtamento das distâncias, a relação com a cultura do outro e a produção da própria identidade.

Biografia do Autor

Iara Vieira Guimarães, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em educação. Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Grupo de Pesquisa: Formação docente, saberes e práticas de ensino de História e Geografia. E-mail: iaraguimaraes@faced.ufu.br

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Publicado

12-08-2013

Como Citar

Guimarães, I. V. (2013). INFÂNCIA, MÍDIA E A EXPERIÊNCIA DA MULTITERRITORIALIDADE. Revista Teias, 14(32), 22. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24318