IMPRENSA EDUCACIONAL EM PORTUGAL NO INÍCIO DA REPÚBLICA: EDUCAÇÃO LIBERTÁRIA E PEDAGOGIA SOVIÉTICA

Autores

  • Luiz Carlos Barreira Universidade Católica de Santos - UniSantos

Resumo

Este trabalho focaliza a visita que o educador português César Porto fez à União Soviética, em 1919, a convite da Federação Pan-Russa dos Trabalhadores de Ensino, para conhecer, juntamente com outros professores estrangeiros, as recentes experiências daquele país no campo da educação escolar. Quase dez anos depois, esse mesmo educador fez publicar um balanço crítico da referida visita na revista Educação Social. Nesse balanço, expôs o que considerou ser as principais características da pedagogia soviética. A análise desse balanço possibilitou a identificação de alguns modelos sociopedagógicos postos em circulação pela revista Educação Social. A circulação de tais modelos é o objeto da investigação histórica que o autor deste trabalho vem desenvolvendo nos últimos anos.

Biografia do Autor

Luiz Carlos Barreira, Universidade Católica de Santos - UniSantos

Professor Doutor em Educação (Filosofia e História da Educação) pela Unicamp, com estágio pós-doutoral em História da Educação na Universidade de Lisboa. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação.

Downloads

Publicado

12-08-2013

Como Citar

Barreira, L. C. (2013). IMPRENSA EDUCACIONAL EM PORTUGAL NO INÍCIO DA REPÚBLICA: EDUCAÇÃO LIBERTÁRIA E PEDAGOGIA SOVIÉTICA. Revista Teias, 14(32), 18. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24316