NIILISMO E EDUCAÇÃO: QUESTÕES EM ABERTO

Autores

  • Francisco José Dias de Moraes

Resumo

Resumo A consciência critica associada ao ideal de autonomia representa um dos mais importantes legados do Iluminismo para a nossa autoconsciência atual. Queremos que a educação contribua para formar indivíduos críticos e autônomos. O presente trabalho busca questionar, desde dentro, esse ideal, à medida que nele se faz presente, como seu pressuposto fundamental, a anulação da tradição: o niilismo. Ser professor, no entanto, implica em deixar falar a tradição, para além de todo tradicionalismo e de todo criticismo. De acordo com isso, este trabalho procurará ser desenvolvido em torno de determinadas questões desde um entrelaçamento de niilismo e educação. Palavras-chave: educação, niilismo, criticismo

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Publicado

13-08-2013

Como Citar

Moraes, F. J. D. de. (2013). NIILISMO E EDUCAÇÃO: QUESTÕES EM ABERTO. Revista Teias, 14(32), 13. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24311