FUNCIONALIDADE E EDUCAÇÃO: UMA ABORDAGEM FILOSÓFICA

Autores

  • Ecio Elvis Pisetta

Resumo

Resumo O artigo intitulado “Funcionalidade e educação: uma abordagem filosófica” levanta questionamentos sobre o modo como nos servimos das possibilidades tecnológicas (dos aparelhos mais diversos e das instituições) em nossa prática de ensino e/ou pesquisa tanto na escola quanto na academia. Deixamo-nos influenciar por algumas sugestões retiradas de filósofos como M. Heidegger, A. Koyré e V. Flusser. Salientamos a utilização genérica dos instrumentos tecnológicos onde não se considera a estrutura funcional, responsável por um uso irreflexivo dos mesmos. No entanto, o mais importante, a nosso ver, é que este comportamento impossibilita uma discussão frutífera com nosso tempo presente, determinado pela ciência e pela tecnologia. Palavras-chave: Filosofia, funcionalidade, educação.

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Publicado

13-08-2013

Como Citar

Pisetta, E. E. (2013). FUNCIONALIDADE E EDUCAÇÃO: UMA ABORDAGEM FILOSÓFICA. Revista Teias, 14(32), 20. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24310