Utilização de um sistema de comunicação alternativa como facilitador na comunicação de um aluno com autismo e seu professor.

Autores

  • Andréa Rizzo dos Santos Boettger Giardinetto Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Campus de Marília.

Resumo

Indivíduos com autismo muitas vezes são incapazes de se comunicar por meio da fala, e os que chegam a falar possuem prejuízo na capacidade de iniciar ou manter uma conversação. Este artigo apresenta um estudo de caso que examinou o uso do sistema comunicativo PECS-Adaptado por um aluno autista na interação com sua professora nos momentos de atividades em sala de aula. Os resultados encontrados demonstraram que o aluno autista apresentou, por meio do uso do PECS-Adaptado, mais iniciativas comunicativas na relação com seu professor, o que parece ter sido um canal facilitador no processo da aprendizagem da comunicação.

Biografia do Autor

Andréa Rizzo dos Santos Boettger Giardinetto, Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Campus de Marília.

Professora Assistente Doutora do Departamento de Educação Especial – Curso de Terapia Ocupacional - Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP – Campus de Marília.

Downloads

Publicado

26-12-2012

Como Citar

Giardinetto, A. R. dos S. B. (2012). Utilização de um sistema de comunicação alternativa como facilitador na comunicação de um aluno com autismo e seu professor. Revista Teias, 13(30), 19 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24280