As mídias impressas nas pesquisas em Educação e Comunicação 1991 a 2010

Autores

  • Guaracira Gouvêa de Sousa Universidade Federal do EStado do Rio deJaneiro - UNIRIO

Resumo

O artigo apresenta o estudo acerca dos trabalhos, apresentados nas reuniões anuais da ANPEd, no GT16 Educação e Comunicação, no período de 1991 a 2010, e que tinham como objeto de investigação as mídias impressas. O corpus a ser analisado foi constituído pelos os arquivos construídos nestes anos pela ANPED. As análises mostram que: há múltiplos olhares teóricos; houve apropriação de teóricos brasileiros; em sua maioria, o objeto é a materialidade discursiva das mídias, e outros se voltam para os discurso produzidos por sujeitos em suas relações com a mídia impressa; os procedimentos analíticos são muitos e alguns se apóiam na análise de conteúdo, análise de discurso francesa ou inglesa. Palavras-chave: mídia impressa, educação e comunicação; ANPEd.

Biografia do Autor

Guaracira Gouvêa de Sousa, Universidade Federal do EStado do Rio deJaneiro - UNIRIO

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade de São Paulo (1972), graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976), mestrado em Filosofia da Educação pela Fundação Getúlio Vargas – Rio de Janeiro (1985), bolsa Capes; doutorado em Educação Gestão e Difusão em Biociências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e pós-doutorado em Educação pela Universidade Autônoma de Barcelona, (2006), bolsa Capes. Atualmente é Professora Associada I da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, atuando na graduação em pedagogia e no programa de pós-graduação em educação; pesquisadora credenciada do NUTES da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisa na área de Educação com ênfase em educação não formal e educação em ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino de ciências, linguagens, divulgação científica, mídias e museu de ciência. Bolsista Produtividade – PQ2 - CNPq.

Downloads

Publicado

20-12-2012

Como Citar

Sousa, G. G. de. (2012). As mídias impressas nas pesquisas em Educação e Comunicação 1991 a 2010. Revista Teias, 13(30), 27 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24271