AS CULTURAS JUVENIS E A CULTURA CORPORAL DE MOVIMENTO: em busca de interlocução

Autores

  • Marcia Regina Canhoto de Lima FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA- UNESP PRESIDENTE PRUDENTE
  • José Milton de Lima FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA- UNESP- PRESIDENTE PRUDENTE

Resumo

Este artigo tem como objeto de estudo as culturas juvenis e a cultura corporal de movimento, voltadas para os jovens-alunos do Ensino Médio. O interesse no tema surgiu a partir da constatação de que são escassos os estudos na área da Educação Física que enfocam os jovens nas escolas. O objetivo central deste estudo é promover uma interlocução entre culturas juvenis, cultura corporal de movimento e a Pedagogia de Paulo Freire, buscando questionar abordagens históricas da Educação Física, pautadas na elitização e na padronização. A própria produção teórica da área, enriquecida com outras abordagens, pode colaborar para a revisão de conteúdos e finalidades e indicar, também, metodologias que favoreçam a participação, a dialogicidade, a formação crítica e a diversidade no contexto escolar.

Biografia do Autor

Marcia Regina Canhoto de Lima, FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA- UNESP PRESIDENTE PRUDENTE

Doutora em Educação pela UNESP de Marília. Professora do Departamento de Educação Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia- UNESP- Presidente Prudente- São Paulo- Brasil. Coordenadora do Centro de Estudo e Pesquisa em Educação, Ludicidade, Infância e Juventude- CEPELIJ e Vice-Lider do Grupo de Pesquisa: Cultura Corporal: saberes e fazeres. E-mail: marcialima@fct.unesp.br.

José Milton de Lima, FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA- UNESP- PRESIDENTE PRUDENTE

Professor do Departamento de Educação e da Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia- UNESP- Presidente Prudente- São Paulo- Brasil. Coordenador do Centro de Estudo e Pesquisa em Educação, Ludicidade, Infância e Juventudes- CEPELIJ e Líder do Grupo de Pesquisa: Cultura Corporal: saberes e fazeres. E-mail: miltonlima@fct.unesp.br.

Downloads

Publicado

25-04-2012

Como Citar

Lima, M. R. C. de, & Lima, J. M. de. (2012). AS CULTURAS JUVENIS E A CULTURA CORPORAL DE MOVIMENTO: em busca de interlocução. Revista Teias, 13(27), 23 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24262