PESQUISANDO O COTIDIANO: CONVERSAS DE CRIANÇAS EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Jacqueline de Fátima dos Santos Morais Cap-UERJ e FFP-UERJ
  • Mairce da Silva Araújo FFP-UERJ
  • Deylla Wiviane de Araujo Batista Caetano Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo e na Fundação Pública Municipal de Educação de Niterói.

Resumo

O trabalho apresenta dados referentes à uma pesquisa realizada durante dois anos em uma escola de Educação Infantil. A partir de relações vividas com as crianças, em diferentes espaços e tempos, buscamos tecer algumas reflexões em diálogo com as falas das crianças e com as formas pelas quais expressam seus conhecimentos e suas percepções acerca da escola, evidenciando a possibilidade de pensarmos uma escola que reconheça as crianças como sujeitos que pensam a sociedade e a reproduzem criativamente (Corsaro, 2009). Buscamos refletir sobre as formas de negociação que as crianças utilizam nas suas relações com os adultos e com seus pares, na medida em que entendemos que as crianças não são receptores passivos de uma cultura que lhes designa papéis sociais.

Biografia do Autor

Jacqueline de Fátima dos Santos Morais, Cap-UERJ e FFP-UERJ

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atuando na Faculdade de Formação de Professores e no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira – CAp/UERJ. É líder do Grupo de Pesquisa "Formação em diálogo: narrativas de professoras, currículos e culturas". É pesquisadora do "Núcleo de Pesquisa e Extensão Vozes da Educação História e Memória das Escolas de São Gonçalo". Pesquisa e publica na área de Educação, principalmente sobre os seguintes temas: formação continuada de professores, aprendizagem da leitura e escrita, alfabetização, cotidiano escolar e pesquisa.

Mairce da Silva Araújo, FFP-UERJ

Mestrado em Mestrado pela Universidade Federal Fluminense. Doutorado em Doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui Pós-doutorado em Portugal e na Unicamp. È Professora Adjunta da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. É vice-líder do diretório Vozes da Educação, Memória(s), História(s) e Formação docente, e também pesquisadora associada ao Grupo de Alfabetização das crianças da classes populares na Universidade Federal Fluminense.

Deylla Wiviane de Araujo Batista Caetano, Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo e na Fundação Pública Municipal de Educação de Niterói.

Mestrado em Educação na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Especialização em Alfabetização das crianças das Classes Populares na UFF. Professora e supervisora educacional na Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo e na Fundação Pública Municipal de Educação de Niterói.

Downloads

Publicado

25-04-2012

Como Citar

Morais, J. de F. dos S., Araújo, M. da S., & Batista Caetano, D. W. de A. (2012). PESQUISANDO O COTIDIANO: CONVERSAS DE CRIANÇAS EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Teias, 13(27), 13 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24261