Narrativas Digitais na Formação Inicial de Professores: Um Estudo Com Alunos de Licenciatura em Pedagogia

Autores

  • João Batista Bottentuit Junior Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Eliana Santana Lisbôa Universidade do Minho - Portugal
  • Clara Pereira Coutinho Universidade do Minho - UMINHO

Resumo

Este artigo apresenta um estudo exploratório com o uso das tecnologias de informação e comunicação na criação de narrativas digitais multimídia realizadas no âmbito das atividades da disciplina de História e Política das Tecnologias Aplicadas à Educação na Universidade Federal do Maranhão, Brasil. Os alunos produziram narrativas digitais com o auxílio do software Power Point. Os resultados mostram que a produção destes recursos digitais favorecem a criatividade, o trabalho colaborativo, a pesquisa, a síntese, a organização de ideias e, principalmente, constitui num incentivo ao uso das tecnologias no ensino e na aprendizagem, bem como a produção de material digital multimídia por parte dos alunos (futuros professores).

Biografia do Autor

João Batista Bottentuit Junior, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

João Batista Bottentuit Junior é Doutor em Educação com área de especialização em Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho (2011), Mestre em Educação Multimídia pela Universidade do Porto (2007), Tecnólogo em Processamento de Dados pelo Centro Universitário UNA (2002). É Especialista em Docência no Ensino Superior pela PUC-MG (2003) e Engenharia de Sistemas (2010) pela ESAB. É professor da Universidade Federal do Maranhão, atuando no Departamento de Educação II e Núcleo de Educação a Distância NEAD-UFMA. Atua na área de Educação, Informática, Metodologia da Pesquisa e Tecnologia Educativa. É avaliador de cursos de graduação do MEC/INEP.

Eliana Santana Lisbôa, Universidade do Minho - Portugal

Doutoranda e Mestre em Ciências da Educação na área de Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho (Portugal), Pedagoga pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA.

Clara Pereira Coutinho, Universidade do Minho - UMINHO

Doutora e Mestre em Ciências da Educação com especialização em Tecnologia Educativa, Professora do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Portugal).

Downloads

Publicado

25-04-2012

Como Citar

Bottentuit Junior, J. B., Lisbôa, E. S., & Coutinho, C. P. (2012). Narrativas Digitais na Formação Inicial de Professores: Um Estudo Com Alunos de Licenciatura em Pedagogia. Revista Teias, 13(27), 14 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24260