CURRÍCULO COMO TEIA DE SIGNIFICADOS

Autores

  • Talita Vidal Pereira Proped-UERJ

Resumo

O artigo apresenta reflexões suscitadas no desenvolvimento de uma pesquisa de cunho etnográfico. As reflexões dizem respeito às concepções de currículo que norteiam as ações da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME-Rio) e que circulam na sala de aula escolhida como lócus de pesquisa. A centralidade do discurso na constituição da realidade e da cultura como processo de produção de significados contingentes e provisórios sustenta o entendimento de currículo como teia de significados que escapam e proliferam apesar das tentativas de controle exercidas para contê-los. Discursos híbridos que circulam nos diferentes contextos de produção curricular. Palavras-chave: Currículo. Cultura. Pós-estruturalismo.

Biografia do Autor

Talita Vidal Pereira, Proped-UERJ

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPEd), na Linha de Pesquisa Currículo: sujeitos, conhecimento e cultura (2011). Atualmente é professora substituta na Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Downloads

Publicado

25-04-2012

Como Citar

Pereira, T. V. (2012). CURRÍCULO COMO TEIA DE SIGNIFICADOS. Revista Teias, 13(27), 16 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24258