ALTERIDADE X INTOLERÂNCIA: DIRETRIZES CURRICULARES QUE PODEM EMBASAR MAIS DEMOCRATICAMENTE E PLURAL O ENSINO RELIGIOSO

Autores

  • Aurenéa Maria de Oliveira UFPE
  • Drance Elias da Silva Universidade Católica de Pernambuco

Resumo

Este artigo fundamenta-se em dados colhidos em pesquisa financiada pelo CNPq que se iniciou em agosto de 2010 e que tem como objetivo principal examinar os discursos que perpassam o Ensino Religioso (ER) no Brasil, mais especificamente nas escolas públicas estaduais e municipais de Recife e Olinda em Pernambuco. Para tal, nos apoiamos na Teoria do Discurso de Ernesto Laclau e na metodologia da Análise de Discurso desenvolvida por Michel Pêcheux em sua terceira fase. Assim, procuramos sublinhar questões vinculadas à pluralidade, à diferença e à alteridade religiosa buscando observar perspectivas intolerantes ou não envolvendo o ER com o fim de discutir alguns eixos democráticos que podem envolver o currículo desta disciplina.

Biografia do Autor

Aurenéa Maria de Oliveira, UFPE

Aurenéa Maria de Oliveira é licenciada em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Foi professora adjunta II de Sociologia da UFRPE (Unidade Acadêmica de Serra Talhada) e atualmente é professora adjunta I da UFPE, Centro de Educação, Departamento de Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE (Núcleo de Teoria e História da Educação) e pesquisadora dos grupos de pesquisa "Subjetividades Coletivas, Processos de Resistência e Inovação Política em Práticas Educacionais" (UFPE/FUNDAJ), "Pós-Estruturalismo, Política e Construção das Identidades" (UFPE/FUNDAJ) e do grupo "Religiões, Identidades e Diálogos" (UFPE/UNICAP) todos inscritos no CNPq. É vice-chefe do Departamento de Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação da UFPE. Tem experiência na área de Sociologia, Educação, Ciência Política e História com ênfase nas discussões sobre tolerância/intolerância, inclusão e exclusão social, multiculturalismo e diferença, atuando principalmente nas temáticas que envolvem Educação, religião e infância e Educação, gênero, sexualidades e movimentos sociais. Trabalha com a Teoria do Discurso e a metodologia da Análise de Discurso.

Drance Elias da Silva, Universidade Católica de Pernambuco

possui graduação em Teologia pelo Instituto de Teologia do Recife (1989), Bacharelado em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco (1989), Mestrado (2000) e Doutorado (2006) em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professor adjunto da Universidade Católica de Pernambuco - Mestrado em Ciências da Religião e Bacharelado em Teologia. Tem experiência na área de Sociologia da Religião e Teologia. Atua principalmente nos seguintes temas: Teoria da dádiva, Sociologia da Religião, Sociologia do dinheiro e sua relação com a religião, Religião e Mudança Social.

Downloads

Publicado

25-04-2012

Como Citar

Oliveira, A. M. de, & Silva, D. E. da. (2012). ALTERIDADE X INTOLERÂNCIA: DIRETRIZES CURRICULARES QUE PODEM EMBASAR MAIS DEMOCRATICAMENTE E PLURAL O ENSINO RELIGIOSO. Revista Teias, 13(27), 22 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24257