ANÁLISE DAS DIRETRIZES CURRICULARES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM RELAÇÃO À FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

Autores

  • Celia Regina Vitaliano Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Maria Julia Dall' Aaqua UNESP- Araraquara

Resumo

Este estudo originou-se do interesse em analisar as orientações contidas nas diretrizes curriculares dos cursos de licenciaturas e em outros documentos legais com vistas à preparação dos futuros professores para inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE). Considerando o aumento do número de alunos com NEE matriculados em classe comum e a constatação de que os cursos de licenciatura, ainda não oferecem formação adequada para isso. Por meio de uma pesquisa documental analisamos os referidos documentos. Os resultados obtidos evidenciaram que estes carecem de orientações claras e amplas a respeito do tema em questão. Avaliamos que as orientações dispostas nos documentos analisados precisam ser aprimoradas, com indicações sobre os conteúdos a serem trabalhados e estágios.

Biografia do Autor

Celia Regina Vitaliano, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Graduada em Psicologia, mestre em Educação Especial, Doutora em Educação - Professora associada do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina e docente do Programa de Mestrado em Educação da UEL. Desenvolve pesquisa e orienta dissertações com os seguintes temas: formação do professor para inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais e experiências de inclusão. Área de atuação: Educação - Educação Especial - Educação Inclusiva

Maria Julia Dall' Aaqua, UNESP- Araraquara

Professora Doutora do Departamento de Psicologia da Educação – Faculdade de Ciências e Letras/UNESP- Câmpus de Araraquara, atuante no Programa de Pós-Graduação em Educação.

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Publicado

25-04-2012

Como Citar

Vitaliano, C. R., & Dall’ Aaqua, M. J. (2012). ANÁLISE DAS DIRETRIZES CURRICULARES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM RELAÇÃO À FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS. Revista Teias, 13(27), 19 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24255