O CURRÍCULO COMO COMUNIDADE DE AFETOS/AFECÇÕES

Autores

  • Janete Magalhães Carvalho UFES

Resumo

Aborda a temática do currículo como comunidade de afetos e afecções e a constituição de redes de conversações e ações que criam novas formas de comunidade e que, nesse sentido, podem potencializar o cotidiano escolar. Assume a ideia de "potência de ação coletiva" e toma como hipótese principal que essa "potência" depende fundamentalmente da capacidade de indivíduos e grupos colocarem-se em relação para produzirem e trocarem conhecimentos, resultando, então, no agenciamento de formas-forças comunitárias, com vistas a melhorar os processos de aprendizagem e criação nas coletividades locais, bem como no interior de redes cooperativas de todo tipo.

Biografia do Autor

Janete Magalhães Carvalho, UFES

Doutora em Educação. Professora do Departamento de Educação, Política e Sociedade e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES

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Publicado

25-04-2012

Como Citar

Carvalho, J. M. (2012). O CURRÍCULO COMO COMUNIDADE DE AFETOS/AFECÇÕES. Revista Teias, 13(27), 13 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24253