ANÁLISE DE COMPÊNDIOS DIDÁTICOS: TENSÕES ENTRE FORÇAS DE ESTABILIDADE E MUDANÇA NA HISTÓRIA DA DISCIPLINA ESCOLAR BIOLOGIA (1963-1970)

Autores

  • Mariana Cassab UFRJ
  • Sandra Escovedo Selles UFF
  • Maria Cristina Ferreira dos Santos UERJ
  • Danielle Lima Tavares UFRRJ

Resumo

Os livros didáticos podem ser considerados como uma das fontes materializadas do conhecimento escolar produzido e selecionado por sujeitos ou grupos sociais em determinado contexto histórico, indicando saberes circulantes na escola e dimensões constituintes de determinada disciplina escolar. Este artigo analisa comparativamente duas edições publicadas em 1963 e 1970, de um livro didático de autoria de dois professores do Colégio Pedro II, investigando forças de mudança e de estabilidade que historicamente operam na construção da disciplina escolar Biologia. Argumenta-se que as definições curriculares que dão materialidade aos livros didáticos expressam combinações conflituosas entre elementos de uma cultura mais erudita e conhecimentos científicos, buscando aliar tradição à inovação.

Biografia do Autor

Mariana Cassab, UFRJ

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e integrante do Grupo de Pesquisa Currículo, Docência e Cultura (CDC).

Sandra Escovedo Selles, UFF

Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF) e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Currículo, Docência e Cultura (CDC).

Maria Cristina Ferreira dos Santos, UERJ

Professora Assistente da Faculdade de Formação de Professores e do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues Silveira da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação na UFF. Integrante do Grupo de Pesquisa Currículo, Docência e Cultura (CDC) na UFF e do Núcleo de Pesquisa e Ensino de Ciências na UERJ.

Danielle Lima Tavares, UFRRJ

Professora Adjunta do Instituto de Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, integrante do Grupo de Pesquisa, Currículo, Docência e Cultura (CDC) e integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino de Biologia (GEPEnBIO).

Downloads

Publicado

23-08-2012

Como Citar

Cassab, M., Selles, S. E., Santos, M. C. F. dos, & Tavares, D. L. (2012). ANÁLISE DE COMPÊNDIOS DIDÁTICOS: TENSÕES ENTRE FORÇAS DE ESTABILIDADE E MUDANÇA NA HISTÓRIA DA DISCIPLINA ESCOLAR BIOLOGIA (1963-1970). Revista Teias, 13(28), 23 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24243