Articulações políticas de um currículo

Autores

  • Bonnie Axer UERJ
  • Luciana Velloso UERJ

Resumo

Este estudo trata da dinâmica política que envolveu a produção das atualizações currículo da Rede Municipal do Rio de Janeiro: o Núcleo Curricular Básico MULTIEDUCAÇÃO (NCBM), enfocando os fascículos específicos de “Mídia e Educação” e “Sala de Leitura”, pois estas publicações trouxeram discussões novas em relação ao original e foram produzidas pelo mesmo grupo (GT Mídia). Analisamos tais propostas a partir de uma concepção pós-estrutural do currículo, com base em Laclau (2005), ao se preocupar com o processo social de construção de formações discursivas negociadas continuamente, e em Ball (1992) com suas propostas metodológicas do ciclo contínuo de políticas. As análises permitiram perceber como o NCBM buscou se adequar às novas demandas sociais, mantendo então uma constante atualidade.

Biografia do Autor

Bonnie Axer, UERJ

Mestranda do Programa de Pós- graduação em Educação da Uerj - Proped Uerj. Professora substituta da Universidade do Estado do Rio De Janeiro.

Luciana Velloso, UERJ

Doutoranda do Programa de Pós- graduação em Educação da Uerj - Proped Uerj. Professora substituta da Universidade do Estado do Rio De Janeiro.

Downloads

Publicado

23-08-2012

Como Citar

Axer, B., & Velloso, L. (2012). Articulações políticas de um currículo. Revista Teias, 13(28), 17 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24242