A MATRIZ CULTURALISTA DO ENSINO UNIVERSITÁRIO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM PORTUGAL. O MAGISTÉRIO DE JOAQUIM DE CARVALHO

Autores

  • Margarida Louro Felgueiras Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto

Resumo

Resumo: Refletir sobre a escrita da História da Educação implica conhecer, também, as matrizes que a fundam e as circunstâncias em que emergiu, foi ensinada, escrita, disseminada e apropriada. Neste sentido analisaremos a forma como a História da Educação ou da Pedagogia foi equacionada ou ensinada no âmbito de cursos universitários em Portugal. Tomaremos como referência os cursos da Universidade de Coimbra, em particular a ação de Joaquim de Carvalho, e a existência da História da Educação na Faculdade de Letras do Porto. Circunscrevemos o período temporal entre1901 e a década de 1960. A primeira data assinala a criação do Curso de Habilitação para o Magistério Secundário e a docência universitária da História da Pedagogia/ Educação; a década de 60, por nela ser percetível o início de algumas alterações no ensino da disciplina e na política educativa. Palavras-Chave: 1. Ensino Universitário de História da Educação; 2. História da Pedagogia 3. Joaquim de Carvalho; 4. Escolas Normais Superiores; 5. Curso de Ciências Pedagógicas

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Publicado

16-08-2012

Como Citar

Felgueiras, M. L. (2012). A MATRIZ CULTURALISTA DO ENSINO UNIVERSITÁRIO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM PORTUGAL. O MAGISTÉRIO DE JOAQUIM DE CARVALHO. Revista Teias, 13(28), 26 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24234