ALÉM DA “AÇÃO ISOLADA” E DO “ESFORÇO INDIVIDUAL”: os debates acerca do associativismo docente mineiro no início do século XX

Autores

  • Marcelo Gomes da Silva PROPEd/UERJ

Resumo

Este trabalho buscou empreender uma analise em torno do debate que envolveu a questão do associativismo docente mineiro no início do século XX. A percepção obtida pelos professores de que precisavam se unir é entendido como parte de um amadurecimento advindo das experiências desses sujeitos. Utilizou-se de fontes que permitem captar indícios da formulação de um discurso que pregava a união do magistério, como o manifesto publicado no Jornal do Commercio da cidade de Juiz de Fora em 1900, endereçado “Ao Professorado de Minas” e que defendia a criação de uma associação como o único aparelho capaz de dirigi-los. Utilizou-se ainda de relatórios de inspetores escolares, que além de indicar traços do cotidiano, assinala o aparato que regulamentava a função. Palavras-chave: associativismo docente, história da educação, Minas Gerais.

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Publicado

16-08-2012

Como Citar

da Silva, M. G. (2012). ALÉM DA “AÇÃO ISOLADA” E DO “ESFORÇO INDIVIDUAL”: os debates acerca do associativismo docente mineiro no início do século XX. Revista Teias, 13(28), 16 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24233