Cotidiano escolar - práticas e deslocamentos

Autores

  • Ângela Maria Gomes Ribeiro Fernandes UCAM-Universidade Cândido Mendes

Resumo

O presente texto faz parte da minha dissertação de Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH – UERJ): “Microfísica da Escola: o cotidiano em análise”. Este trabalho coloca em análise as vivências de professores, alunos, pais e demais participantes da comunidade escolar, tendo como objetivo problematizar os sentidos das práticas presentes na escola. Trata-se de uma análise que se propõe a passar por fora das instituições cristalizadas, percorrendo as tecnologias de poder que as produziram. No mesmo sentido, as práticas cotidianas operam como analisadores, levando a problematizar as linhas que as produzem. Como resultado, destaca-se o diálogo entre saberes cristalizados e os insurgidos contra os efeitos centralizadores de poder, produtores de resistências, que problematizando e questionando as verdades produzidas, possibilitam a invenção de outras práticas num devir-revolucionário.

Biografia do Autor

Ângela Maria Gomes Ribeiro Fernandes, UCAM-Universidade Cândido Mendes

Pesquisa, Magistério Superior e políticas públicas

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Publicado

28-12-2011

Como Citar

Fernandes, Ângela M. G. R. (2011). Cotidiano escolar - práticas e deslocamentos. Revista Teias, 12(26), 17 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24220

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua