O DISCURSO PEDAGÓGICO NA PRÁTICA DA CAPOEIRA

Autores

  • Lindinalvo Natividade Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Resumo

Neste trabalho procuramos fazer algumas considerações sobre o discurso pedagógico desenvolvido a partir de reflexões sobre a prática da Capoeira e seus praticantes. Para compor este trabalho, a metodologia aplicada foi do tipo qualitativa, com base na revisão de literatura. A partir daí abordamos a varias formas de discursos e o conceito de discurso pedagógico em Orlandi (2006). Analisamos especificamente três discursos que em nossa concepção circulam não só o mundo da capoeiragem, mas também transita facilmente pelo mundo da academia, ou seja, o discurso que “o capoeira não cai, escorrega”, o discurso que a Capoeira é uma pratica dialógica, “um jogo de perguntas e respostas” e o discurso sobre as possibilidades de “ensino da prática da Capoeira”. Palavras-chave: discurso pedagógico, Capoeira, educação.

Biografia do Autor

Lindinalvo Natividade, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Prof. Educação Física Mestre de Capoeira Mestrando em politicas publicas e formação humana - PPFH/UERJ

Downloads

Publicado

28-12-2011

Como Citar

Natividade, L. (2011). O DISCURSO PEDAGÓGICO NA PRÁTICA DA CAPOEIRA. Revista Teias, 12(26), 10 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24218

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua