Escola, formação e cotidianos: saberes e fazeres a partir de narrativas infantis

Autores

  • Carmen Sanches Sampaio Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Tiago Ribeiro da Silva
  • Igor Helal
  • Flavia Castilho

Resumo

A partir de narrativas infantis produzidas no Fórum de Alfabetização, Leitura e Escrita (FALE) e em situações de sala de aula, mergulhamos na complexidade dos cotidianos escolares para buscarmos nos aproximar de relações pedagógicas vividas por professoras e alunos/as, a fim de indagar possíveis concepções presentes nas práticas narradas no FALE. Buscamos perscrutar sentimentos, desejos, curiosidades e sensações envolvidas no processo vivido pelas crianças: as relações pedagógicas experienciadas por elas tem se dado de forma prazerosa e com sentido? A escola tem se constituído em lugar efetivo de aprenderensinar? Compreender a criança como um legítimo outro nos instiga a mergulhar em redes tecidasvividas por essas crianças, no exercício de nos aproximarmos de diversas lógicas por elas trilhadas no desafio de produzir e se apropriar de novos conhecimentos.

Biografia do Autor

Carmen Sanches Sampaio, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Professora do Departamento de Didática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e do Programa de Pós-Graduação em Educação/ UNIRIO.

Downloads

Publicado

28-12-2011

Como Citar

Sampaio, C. S., da Silva, T. R., Helal, I., & Castilho, F. (2011). Escola, formação e cotidianos: saberes e fazeres a partir de narrativas infantis. Revista Teias, 12(26), 15 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24217

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua