JOVENS, TERRITÓRIOS E PRÁTICAS EDUCATIVAS

Autores

  • Elmir Almeida USP (campus Rio Preto)
  • Marilena Nakano

Resumo

O objetivo central do texto é apresentar uma reflexão sobre a importância que assume as noções de espaço – e os correlatos “território” e “lugar” - para o estudo e análise da juventude, dos jovens, suas ações coletivas e práticas educativas em diferentes contextos urbanos. Os autores chamam a atenção para o fato de que na produção científica das Ciências Sociais a dimensão temporal das vivências juvenis tem ocupado primazia sobre a dimensão espacial. Apresentam uma breve discussão sobre as armadilhas que podemos encontrar no uso da noção de “território” e “lugar”, e sugerem uma possibilidade de uso daquelas noções nos estudos da juventude e dos jovens e expressões coletivas. Por fim, expõem fragmentos de resultados alcançados por três pesquisas nas quais seus autores estudaram - direta ou indiretamente – a tríade jovens, território e práticas educativas e culturais. Palavras-chave: jovens, território, práticas educativas e culturais

Biografia do Autor

Elmir Almeida, USP (campus Rio Preto)

Professor-doutor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação da FFCLRP-USP

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Publicado

28-12-2011

Como Citar

Almeida, E., & Nakano, M. (2011). JOVENS, TERRITÓRIOS E PRÁTICAS EDUCATIVAS. Revista Teias, 12(26), 16 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24214