Culturas juvenis e currículo: valorização dos sujeitos jovens no trabalho escolar

Autores

  • Cristina Satiê de Oliveira Pátaro Universidade Estadual do Paraná - Campo Mourão
  • Andrea Braga Moruzzi Universidade Federal de São Carlos

Resumo

Tomando o currículo como território de (re)produção de cultura(s), o trabalho propõe a valorização das culturas juvenis no currículo escolar. Busca-se analisar e discutir a forma pela qual os jovens têm sido tomados como atores sociais e produtores de culturas, e de que modo esse pressuposto dialoga com as questões curriculares. Realizou-se levantamento bibliográfico de artigos da área de educação (base SciELO) publicados nos últimos 10 anos, a partir das palavras-chave: juventude; protagonismo juvenil; sociologia da juventude; cultura juvenil; participação dos jovens/da juventude. A análise indicou alguns temas recorrentes, com base nos quais são traçadas considerações acerca das questões curriculares, visando apontar possibilidades de incorporação das culturas juvenis no currículo.

Biografia do Autor

Cristina Satiê de Oliveira Pátaro, Universidade Estadual do Paraná - Campo Mourão

Doutora em Educação (USP). Professora Adjunta da Universidade Estadual do Paraná - Campo Mourão. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Cultura e Relações de Poder.

Andrea Braga Moruzzi, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda em Educação (UFSCar). Bolsista Fapesp.

Downloads

Publicado

28-12-2011

Como Citar

Pátaro, C. S. de O., & Moruzzi, A. B. (2011). Culturas juvenis e currículo: valorização dos sujeitos jovens no trabalho escolar. Revista Teias, 12(26), 21 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24212