Entrevista com Vera Maria Candau

Autores

  • Marcia Pletsch Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Carlos Roberto de Carvalho

Resumo

Dentre a massa de excluídos que, ano após ano, a evasão escolar produz, destacam-se negros, homossexuais, portadores de necessidades especiais. Desprovidas de uma certificação da educação formal, muitas dessas pessoas transformam-se em alvo fácil da vida marginalizada, às vezes miserável. Fato que nos comprova que ao epistemicídio segue-se o genocídio. Basta comparar as taxas de reprovação e de evasão escolar com as taxas de crescimento da criminalidade entre os jovens. O que nos leva a crer que a questão do ensinar-aprender nunca foi somente um problema técnico ou cognitivo, mas, sobretudo, social, político e epistemológico. Para refletir sobre essa questão, a revista Teias apresenta neste exemplar uma entrevista com Vera Maria Candau , Professora Titular na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Coordena o grupo de Pesquisas sobre Cotidiano, Educação e Cultura(s) e é membro do Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos.

Biografia do Autor

Marcia Pletsch, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professora Adjunta do Departamento Educação e Sociedade do Instituto Multidisciplinar e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc), ambos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Downloads

Publicado

01-05-2011

Como Citar

Pletsch, M., & de Carvalho, C. R. (2011). Entrevista com Vera Maria Candau. Revista Teias, 12(24), 6 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24206