UMA LEITURA ACERCA DE VINCULAÇÕES ENTRE O PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES (PROFA) E REFORMAS POLÍTICO-EDUCACIONAIS DESENCADEADAS NO BRASIL A PARTIR DA DÉCADA DE 1990

Autores

  • Fernanda Zanetti Becalli Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Prefeitura de Vitória (ES)
  • Cleonara Maria Schwartz Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Resumo

Este trabalho versa sobre política de formação de professores alfabetizadores, especificamente sobre um modelo de política pública de formação continuada posta em prática, pela SEF/MEC, no período de 2001-2002, por meio da implementação do PROFA. Neste texto, analisamos vinculações entre o PROFA e reformas político-educacionais desencadeadas no Brasil, a partir da década de 1990, por meio do incentivo de organismos internacionais. Para isso, tematizamos relações existentes entre princípios norteadores desses organismos e o modelo de formação continuada em questão. Metodologicamente o estudo se configura como uma análise documental, pautada na perspectiva dialógica, e teoricamente se embasa na perspectiva histórico-cultural. No cerne das reflexões, ao focar os pressupostos que fundamentam o PROFA, o estudo mostra que, por meio da adoção do construtivismo e do lema aprender a aprender, o programa se constituiu em um modelo de formação reducionista e estritamente pragmático.

Biografia do Autor

Fernanda Zanetti Becalli, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Prefeitura de Vitória (ES)

Doutoranda em Educação pela UFES; Membro integrante e pesquisadora do Núcleo de Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo (NEPALES); Professora da Educação Básica.

Cleonara Maria Schwartz, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, professora adjunta do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo e vice-coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo (NEPALES - UFES/CE/PPGE).

Downloads

Publicado

30-04-2011

Como Citar

Becalli, F. Z., & Schwartz, C. M. (2011). UMA LEITURA ACERCA DE VINCULAÇÕES ENTRE O PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES (PROFA) E REFORMAS POLÍTICO-EDUCACIONAIS DESENCADEADAS NO BRASIL A PARTIR DA DÉCADA DE 1990. Revista Teias, 12(24), 24 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24202