Imposições, Disputas e Diversificação Curricular no Ensino de Física das Escolas Estaduais de Ponta Grossa, Paraná

Autores

  • Ademir José Rosso Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Maria Eutemia Istschuk Secretaria Estadual de Educação do Paraná

Resumo

O artigo apresenta investigação sobre as mudanças curriculares ocorridas na disciplina de Física, no período de 1999 até 2004, com a implantação da Parte Diversificada (PD) nas propostas curriculares das Escolas Estaduais e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem da disciplina. No período houve o deslocamento de parte da carga horária da Física em outras disciplinas, para compor a PD do currículo. A pesquisa é qualitativa, com informações recolhidas mediante entrevistas com gestores escolares e professores de seis escolas de Ponta Grossa. Tais informações são analisadas com o programa de análise lexical do conteúdo presente nas entrevistas. A análise das informações revela os conflitos enfrentados pelos atores escolares e mostra que as reformulações empreendidas atenderam à manutenção de carga horário dos professores, ignorando o previsto na LDB e no Projeto Político Pedagógico das escolas. A disciplinarização da PD promoveu a fragmentação curricular, comprometendo ainda mais o processo de ensino e aprendizagem da disciplina de Física.

Biografia do Autor

Ademir José Rosso, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Licenciado em Ciências e Biologia. Doutor em Educação pela UFSC. Professor da Licenciatura de Biologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Maria Eutemia Istschuk, Secretaria Estadual de Educação do Paraná

Licenciada em Ciências – Habilitação em Física e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professora de Física da Rede Estadual de Ensino do Estado do Paraná.

Downloads

Publicado

30-04-2011

Como Citar

Rosso, A. J., & Istschuk, M. E. (2011). Imposições, Disputas e Diversificação Curricular no Ensino de Física das Escolas Estaduais de Ponta Grossa, Paraná. Revista Teias, 12(24), 19 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24198