A VELA E O CAMINHO (DA CONSTRUÇÃO COLETIVA DO SABER)

Autores

  • Luiz Carlos Mariano da Rosa

Resumo

O artigo em questão se detém no método baconiano, que emerge através do Novum Organum (ou Verdadeiras Indicações acerca da Interpretação da Natureza) e acena com a pretensão de possibilitar o verdadeiro progresso da ciência, que demanda, em suma, a erradicação das predisposições para o erro, dos preconceitos e das noções falsas que impedem o acesso à verdade, dos “ídolos”, enfim, segundo a leitura de Bacon, que propõe o controle científico sobre a natureza como fator determinante da harmonia e do bem-estar dos homens, conforme o ideal exposto no trabalho intitulado Nova Atlântida, que converge para caracterizar o saber como uma construção coletiva, desenhando um horizonte que se impõe ao processo formativo-educacional, à medida que estabelece uma relação envolvendo conhecimento e poder que guarda raízes nas fronteiras da experiência, em cuja perspectiva a investigação em referência dialoga com a metodologia freinetiana, que sublinha a articulação entre teoria e prática e assinala o papel que cumpre o trabalho em uma aprendizagem que traz como fundamento a ação.

Biografia do Autor

Luiz Carlos Mariano da Rosa

- Poeta e Letrista, Ensaísta e Crítico Literário; - Autor de O Todo Essencial, Universitária Editora, Lisboa, Portugal; - Membro do Movimento "Poetas Del Mundo", Chile, do "World Poets Society", Grécia, e da UBE - SP [União Brasileira de Escritores]; - Acadêmico do CEUCLAR [SP]; - Pesquisador [Filosofia, Educação e Cultura] e Empreendedor Sociocultural [Espaço Politikón Zôon, CNPJ nº 10.642.249/0001-54, Rua Tamoio, 393, Meudon, Teresópolis, Estado do Rio de Janeiro, CEP: 25954-240, Fone/Fax: (21) 3641-1290].

Downloads

Publicado

28-08-2011

Como Citar

Mariano da Rosa, L. C. (2011). A VELA E O CAMINHO (DA CONSTRUÇÃO COLETIVA DO SABER). Revista Teias, 12(25), 21 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24180

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua