A SIMULTANEIDADE DE LUGARES DA PESQUISADORA NA ESCOLA:

Autores

  • Laura Noemi Chaluh Unesp

Resumo

Neste artigo, discuto o sentido de os pesquisadores construírem um movimento caleidoscópico quando desenvolvem pesquisas nas escolas. Esse movimento aponta para uma dimensão, a de assumir o não-lugar (CERTEAU, 2002) já que, a partir dele, podemos ter um olhar compreensivo da escola na sua complexidade e movimento. Trago para a discussão a importância do movimento caleidoscópico como uma instância que é possível ser construída quando assumimos os nossos próprios e singulares modos de fazer pesquisa, criando as nossas próprias táticas de pesquisadores no espaço escolar. Assumir o não-lugar implica considerar os vários lugares que podemos ocupar na escola e que mostram a simultaneidade de lugares possíveis de transitar quando nos permitimos ser parceiros dos educadores e alunos da escola.

Biografia do Autor

Laura Noemi Chaluh, Unesp

Professora da área de Didática do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Biociências da Unesp (Rio Claro).

Downloads

Publicado

28-08-2011

Como Citar

Chaluh, L. N. (2011). A SIMULTANEIDADE DE LUGARES DA PESQUISADORA NA ESCOLA:. Revista Teias, 12(25), 18 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24179

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua